Os cavalos crioulos e o povo dessa terra – Os Gaúchos - vão nos levar através de regiões pouco exploradas, de beleza única e de grandes tradições que envolvem a chegada dos pioneiros, os caminhos dos tropeiros e a lida nas fazendas das regiões. A beleza e imensidão dos campos ondulados é difícil de descrever com palavras. Fazendas de gado de milhares de hectares formam o terreno ideal para testar os dotes e o temperamento de seu cavalo crioulo.

Ocorre na Região Sul do Brasil, no Estado de Santa Catarina, em uma região pouco conhecida pelos brasileiros e até mesmo por seus vizinhos sulistas.

A Coxilha Rica ocupa um planalto com uma área de 100 km², a mais de 1000 metros de altitude, onde as fazendas de pecuária dominam a paisagem juntamente com a flora típica da região, seus rios e cachoeiras.

A tradição dos pioneiros de origem europeia que ali chegaram somada a dos tropeiros que passavam pelo Caminho das Tropas que levavam mercadorias do Rio Grande do Sul para São Paulo no século XVIII produzem um caldeirão de cultura, de costumes e gastronomia em toda região.

Portanto, a Coxilha Rica é uma região vocacionada para as viagens a cavalo. Somos privilegiados em poder percorrer essa região como os pioneiros e os atuais habitantes, usufruindo da intimidade das suas casas e tradições.

Cada noite chegaremos a uma fazenda diferente. Fazendas coloniais muito antigas e cheias de histórias. Grandes cozinhas são os centros das atividades e de onde a cada hora saem delícias tradicionais da culinária gaúcha. A vida fica animada e aquecida em torno do fogão a lenha, do famoso chimarrão e da tradicional cachaça que passam alegremente de mão em mão.

DESTAQUES da PROGRAMAÇÃO:

  • Trilhas por entre fazendas tradicionais da região
  • Travessia de rios
  • Cachoeiras
  • Fazendas antigas
  • Churrasco Gaúcho
  • Caminho das Tropas – Sec. XVIII – Caminho de Viamão