Tratamento Dentário em Cavalos

Evite Problemas na Cabeça

Por Jacira Omena*

Além do meu Panga, que fica na fazenda do meu irmão, tenho um outro cavalo, o Lord, adquirido no mês de setembro último, em Pernambuco. Nada contra o meu Panga, mas senti necessidade de ter um cavalo mais alto e mais robusto para aguentar os meus 1,80 m e variáveis 87 quilos. Assim, comprei o Lord, mangalarga marchador, baio, para revezar com o Panga nos prazeres de uma boa trilha.

viajar-a-cavalo-tratamento-dentario-13

Foto: Jacira Omena

Problema de Cabeça

Quando fui comprar o Lord, verifiquei de imediato a sua qualidade, mas também percebi que havia um problema de cabeça a ser corrigido. Uma possível inadequação de embocadura foi a causa mais provável para o comportamento que apresentava, de levantar a cabeça e não responder aos comandos.

Lord foi transferido para um outro haras, Recanto do Vale, mais conhecido como o Haras do Nivaldo. Foi colocado aos cuidados do Luís, gerente do haras, que tem uma extrema habilidade no trato e doma de cavalos.

Juntamente com Luís, encontramos o que poderia ser a embocadura mais adequada para o Lord, um freio bridão, articulado, com salivador de cobre e haste curta. Respondeu muito bem, com bom encaixe de cabeça e resposta imediata e sensível aos comandos.

O Problema Continua

Porém, por diversas vezes, e normalmente no segundo ou terceiro dia consecutivo de uma cavalgada, voltava a apresentar o mesmo comportamento anterior, levantamento da cabeça ao toque de rédea, e não resposta ao comando. Além disso, apesar de bom tempo de descanso e comida farta e adequada, não vinha ganhando peso adequadamente.

Pensamos na possibilidade de algum problema com os dentes. Pedi ao Luís para que na próxima visita do veterinário ao Haras, fosse feita uma avaliação do Lord.

Avaliação Dentária

Na última quinta-feira, Lord passou por uma avaliação dentária mais abrangente, e foi submetido a várias intervenções e adequação da sua arcada dentária, realizadas pelo Dr. Hélio Vasco.

viajar-a-cavalo-tratamento-dentario-1

Foto: Ana Luiza Omena

O que o Lord tinha?

Excesso de pontas de esmalte – pontas dentárias em excesso podem causar lesão nas bochechas e língua, provocando dor e dificuldade na mastigação e incomodo com o uso de embocaduras.

Desordem de erupção – dentes de leite impactados estavam atrapalhando a erupção dos dentes permanentes.

Dente de Lobo – um dente “primitivo”, e sem muita função, localizado imediatamente antes dos dentes esmagadores, terceiros molares. Fica bem no encaixe do bridão, e com frequência causa choque, fere bochechas e língua, causando desconforto.

 – Fratura dentária – o Dente de Lobo estava fraturado.

A quais intervenções a boca do Lord foi submetida?

– Abrasão das pontas dentárias

– Retirada dos Dentes de Lobo e dos Dentes de Leite impactados.

Todo procedimento foi feito sob efeito de sedação e assistido por dois veterinários. Acompanhei todo o procedimento, e tive a certeza do excelente serviço prestado e que em nenhum momento as intervenções causaram nenhum tipo de sofrimento a ele.

viajar-a-cavalo-tratamento-dentario-12

viajar-a-cavalo-tratamento-dentario-11

viajar-a-cavalo-tratamento-dentario-8

viajar-a-cavalo-tratamento-dentario-15

viajar-a-cavalo-tratamento-dentario-5

Pronto para novas trilhas

Logo após os procedimentos, Lord estava pastando na graminha do Haras.

Descanso, boa comida e água fresca nos próximos dias garantirão uma boa recuperação ao Lord.

Em poucos dias estará pronto para novas trilhas!


Em breve, novo texto sobre os cuidados que você deve ter com a boca do seu cavalo!

Enquanto isso, leia um texto do Lúcio Sérgio Andrade sobre o assunto, já publicado aqui!

A Boca do Cavalo
Foto: Jacira Omena

Foto: Jacira Omena

Anterior Santuário de N.S. Aparecida - Viajar a Cavalo
Próximo Repouso na preparação física do cavalo atleta

Sobre o Autor

Jacira Omena
Jacira Omena 198 posts

Viajante e Escritora - Escreveu o Livro - Viajar a Cavalo:Um Guia Passo a Passo. "Viajo pelo mundo a cavalo sempre a procura de algo novo e surpreendente, e com grande frequência sou bem-sucedida nessa busca!

*O conteúdo dessa matéria é de inteira responsabilidade do seu autor, não tendo a Viajar a Cavalo qualquer responsabilidade sobre o teor dessas informações.

Você também pode gostar de

Sela & Cia Leia e comente!

Nunca se Separe do seu Alforje

São de formas, tamanhos e materiais variados. Servem para transportar alguns artigos de primeira necessidade para possível uso durante o deslocamento pelas trilhas. Imprescindíveis!

História, Arte & Literatura Leia e comente!

‘Biblioteca a Cavalo’

Para estimular leitura, homem na Indonésia viaja por Java Central com livros armazenados em caixas nas costas de um cavalo.

Guias e tutoriais Leia e comente!

O Tropeirismo – Cavalos & Muares na América

TROPEIRISMO é o primórdio dos deslocamentos mais longos com muares e cavalos em todo o mundo, e teve um grande papel na economia e nascimento de cidades no início do Brasil Colônia.
Ainda hoje, em muitas regiões do país não se trata apenas de uma tradição ou folclore, e sim da manutenção da prática pela necessidade em áreas longícuas, como o Pantanal.

Leia e comente!

Nenhum Comentário ainda

Você pode ser o primeiro a comentar esse post!