Country Mar – O Caminho e o Destino

Viajar a Cavalo pelas Praias de Alagoas

 

 

Entre praias, dunas, coqueirais e a Foz do Velho Chico – Viajar a Cavalo

A programação de viagem a cavalo Country Mar ocorre no estado de Alagoas, mais precisamente no seu litoral sul.

Maceió é o ponto de partida

A porta de entrada é através de Maceió, a linda capital do estado, com suas praias, orla urbanizada com coqueirais e excelente culinária. Aproveitar a cidade antes de ir para a região da viagem a cavalo, é altamente recomendável.

Totem Eu Amo Maceió Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Nossa Casa de Praia

De Maceió iremos para o município de Feliz Deserto, onde seremos acolhidos no Condomínio Chácaras Country Mar, situado a beira mar e entre coqueirais. As praias da região são desertas e ladeadas por mar de águas rasas e coqueirais sem fim.

Praticamente não existe povoamento na região, e pode-se cavalgar quilômetros e mais quilômetros sem avistar nenhuma casa. Devido à grande quantidade de peixes na região, sendo inclusive sede de um dos maiores festivais de pesca do Brasil, é muito comum encontrar pescadores pelo meio do caminho.

A Casa de Praia onde será nosso lar por três dias está localizada no meio dos coqueirais desse empreendimento rural a beira mar, onde além de usufruir da proximidade das praias contamos com um centro equestre onde várias atividades são desenvolvidas.

A Foz do Velho Chico e suas Cidades Ribeirinhas

Onde estamos faz parte da região da Foz do Rio São Francisco, que está bem próximo de nosso ponto de apoio. Teremos oportunidade de conhecer várias cidades e povoados ribeirinhos como Piaçabuçu, Potengi e Penedo.

Em torno da Foz do São Francisco existe um complexo de dunas que se espalha por quilômetros de extensão pelas praias, e desde lá até as fazendas de coqueiros da região, onde lagoas se formam em determinadas épocas do ano deixando solo fértil para as criações de cabras, ovelhas, cavalos e vacas da comunidade quilombola do Pixaim.

Tudo isso fará parte do nosso roteiro de viagem a cavalo!

Cavalgaremos entre coqueiros; penetraremos nas dunas por caminhos apenas utilizados pelos locais; conheceremos a comunidade quilombola; chegaremos a foz do Velho Chico e nos banharemos em suas águas.

E não fica nisso!

De barco, navegaremos por suas águas em barcos típicos da região, até encontrarmos sombra e água fresca para almoçar iguarias culinárias típicas da região de praia e do São Francisco.

Para todos os lados só poderemos nos surpreender com as belezas dessa região!

O Complexo lagunar e de alagados da Marituba é como o contraponto a tantas praias espetaculares. Bem próximo a nossa Casa de Praia um ecossistema preservado, de terras alagadas, serve de habitat para diversas aves da região e migratórias. O movimento sazonal de suas águas límpidas e piscosas alimenta a população que vive em torno dela. Penetrar nesse ambiente a cavalo, poder se refrescar em suas águas e presenciar costumes antigos que permanecem na região, só pode ser considerado como um privilégio.

O Farol do Pontal aponta o caminho

Pontal do Coruripe faz parte de uma outra “perna” de nossa viagem pelas praias do Litoral Sul, antes que deixemos os cavalos para trás. Mas, por ser a última, nada deixará a desejar! Muito pelo contrário. Um gosto de quero mais estará presente ao completarmos a cavalo um percurso de praia, praia e praia.

Através de quilômetros de praias brancas, cavalgaremos desde a nossa Casa de Praia até o Farol a beira mar do Pontal do Coruripe. No meio do caminho, a linda praia do povoado do Miaí e a foz do Rio Coruripe.

A beleza colonial de Penedo

As margens do Rio São Francisco estão cheias de cidades que são testemunhas da primeira colonização do Brasil e da presença de portugueses e holandeses. A principal, mais bela e com conjunto arquitetônico mais rico é Penedo.

Country Mar

Finalizaremos a nossa viagem, agora sem cavalo, pelas ruas de Penedo, conhecendo suas igrejas barrocas, conventos e casarios.

country mar

Inúmeras possibilidades de extensões a sua viagem a cavalo estão a sua disposição. Alagoas é rica em atrativos naturais e culturais. Dentre elas, destacamos por ser bastante fácil de ser conjugada, o balneário da Barra de São Miguel e suas atrações (Gunga).

 


Não Deixe de Entrar em Contato!

[email protected]

WhatasApp 11 97500 8282


 

Anterior Country Mar - Pelas Praias de Alagoas.
Próximo Country Mar - Programação Dia a Dia

Sobre o Autor

Jacira Omena
Jacira Omena 212 posts

Viajante e Escritora - Escreveu o Livro - Viajar a Cavalo:Um Guia Passo a Passo. "Viajo pelo mundo a cavalo sempre a procura de algo novo e surpreendente, e com grande frequência sou bem-sucedida nessa busca!

*O conteúdo dessa matéria é de inteira responsabilidade do seu autor, não tendo a Viajar a Cavalo qualquer responsabilidade sobre o teor dessas informações.

Você também pode gostar de

Américas Leia e comente!

Viagem a Cavalo – Grande Travessia dos Andes – Filme

A Viagem a Cavalo, em forma de expedição, percorreu trilhas e caminhos entre os arredores de Bariloche, Argentina, e Puerto Varas, Chile.
Foi e continua sendo a melhor viagem a cavalo que eu já fiz. Deixou como frutos lindas lembranças e amizades.

Américas 2 Comentários

Viajar a Cavalo – Colômbia – Filme

Em maio de 2015 fui a Colômbia fazer uma Viagem a Cavalo. Fiz parte do terceiro grupo internacional a fazer Viagem a Cavalo na Colômbia!
Por que Colômbia?
Primeiro por ser a terra do cavalo Paso Fino que sempre me encantou. E depois por ser um país muito rico em belezas naturais, diversidade de cenários, arquitetura, história e costumes.

Viagem a Cavalo Leia e comente!

Atacama – Muitas atrações!

Apesar da paisagem árida e não apresentar um índice pluviométrico relevante, a região do Atacama apresenta alguns lagos com água quase todo o ano, servindo de fonte de vida tanto para os habitantes da região quanto para os animais que lá habitam.

Leia e comente!

Nenhum Comentário ainda

Você pode ser o primeiro a comentar esse post!