Que Cavalos Encontrei – India

Marwari - O Cavalo Divino do Rajastão

Por Jacira Omena

 

Continuando a série – Que Cavalo Eu Encontrei – nas minhas viagens a cavalo, um dos que mais me impressionou foi o Marwari.

Creio que muito pela sua história de quase lenda como também pelo cenário onde essa raça foi desenvolvida – A Índia.

A Viagem

Final do ano de 2014 fui para a Índia, mais precisamente para região do Rajastão, para fazer uma viagem a cavalo com os cavalos Marwari. Passei o Natal e a Passagem do Ano nessa região fazendo parte de um grupo internacional de amazonas e cavaleiros.

Marwari Rajastão

Os Marajás e o Destino da Raça Marwari

Historicamente, o Rajastão, é uma das regiões mais ricas da Índia, com seus magníficos fortes e palácios que serviram de residências para os Marajás. E ainda servem até hoje para alguns de seus descendentes.

Foto: Jacira Omena

Foto: Jacira Omena

Foi nessa região que começou o reflorescimento da raça Marwari ao final da era de ocupação britânica quando animais dessa raça quase desapareceram.

Fomos guiados por Kanwar Raghuvendra Singh, mais conhecido como Bonnie, senhor do Castelo de Dundlod. E os cavalos vieram dos seus estábulos.

Bonnie – Uma Lenda por trás de outra lenda

Bonnie, descendente de Marajás, atualmente, é o principal responsável pela seleção e preservação de cavalos Marwari na Índia. É no território de Dundlod que possui o maior criatório de cavalos Marwari da Índia.

Minha Égua Marwari – Sónia

Foi uma viagem excepcional através das terras áridas do Rajastão e pelos fortes escondidos do antigo Reino de Shekhawati.

A mim foi entregue uma égua chamada Sónia. Um lindo exemplar tanto quanto arisca e com muita energia para gastar.

viajaracavalorajastão (78)

Os primeiros quilômetros foram de intenso desafio para mim como amazona. Sónia refugava, assustava-se com papéis, e dava coice em qualquer um que se aproximasse dela.

Porém, todos os “defeitos” foram suplantados por tantas outras características que aguçaram a minha vontade de entender aquele animal para podermos nos divertir juntos pelas trilhas do Rajastão. E assim foi!

Dei asas as patas de Sónia, que seja em galope livre ou numa marcha esquipada, cobria o solo empoeirada, cruzava os limites dos campos de pastoreio, e contornava as construções fortificadas, sem se importar com o meu deslumbramento ao testemunhar tanta história.

Foi assim por quase 250 quilômetros. Ao chegar ao destino final do roteiro, o meu exemplar de Marwari queria mais. Parecia que tinha sido apenas o começo e não o fim. E devo confessar, eu queria mais também! E dali por diante só poderia ser melhor do que havia sido.

viajaracavalorajastão (169)

Enfim, estávamos nos divertindo!


Veja o que já escrevi sobre o Marwari e sobre essa minha viagem pelo Rajastão, India.

Narrativa da viagem, galeria de fotos e filme!


Curiosidades:

O Marwari possui em suas capacidades algo tão extravagante quanto suas orelhas voltadas para fora. Uma quinta andadura, chamada revaal, consiste em um passo alongado, com um pouco de movimento vertical, e é extremamente suave e confortável para o cavaleiro. Além disso, são cavalos extremamente resistentes, conseguem trabalhar durante todo o dia com muito pouco alimento, possuem cascos muito fortes, sendo necessário ferrá-lo somente em terreno com pedras.

viajaracavalorajastão (120)

 

Anterior Mangalarga x Mangalarga Marchador
Próximo Leonardo Letra e o Caminho dos Diamantes

Sobre o Autor

Jacira Omena
Jacira Omena 326 posts

Viajante e Escritora - Escreveu o Livro - Viajar a Cavalo:Um Guia Passo a Passo. "Viajo pelo mundo a cavalo sempre a procura de algo novo e surpreendente, e com grande frequência sou bem-sucedida nessa busca!

*O conteúdo dessa matéria é de inteira responsabilidade do seu autor, não tendo a Viajar a Cavalo qualquer responsabilidade sobre o teor dessas informações.

Você também pode gostar de

Sela & Cia Leia e comente!

Como Saber o Tamanho do Seu Capacete?

Decidiu que usar capacete é importante!
Vai comprar um?
Uma dica sobre como descobrir o número do seu capacete!

Guias e tutoriais Leia e comente!

Novo Colaborador!

HELENO CLEMENTE é o mais novo colaborador de conteúdo do nosso portal. Frequentará mensalmente a coluna FOTOGRAFIA com textos e fotos de sua autoria. Sua especialidade é a nossa paixão-CAVALOS.

Guias e tutoriais Leia e comente!

Fotografo, Logo Existo

Uma matéria muito prática sobre fotografia com Smartphone da revista Viagem e Turismo, edição de março de 2015.

Leia e comente!

Nenhum Comentário ainda

Você pode ser o primeiro a comentar esse post!